quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Deveria preocupar com a crise na RTC????



A RTC, empresa pública de rádio e televisão, está em greve e por isso as emissões de radio e televisão foram suspensas. Os trabalhadores juntaram a frente do edifício da RCV, na Avenida Marginal exigindo os seus direitos. Mas o ponto central das suas reivindicações é a sustentabilidade da empresa, se a empresa vai ou não sobreviver. 

Com esta pequena introdução deve ou não preocupar-me. Então vejamos 

A empresa é administrada por um conselho administrativo apontado pelo governo, que mais tarde tirou o corpo fora dizendo que é um assunto interno. Até onde o governo “cuida das suas empresas”. Vemos muitos investimentos mas num sector de grande importância como a comunicação não vemos muito. Os trabalhadores afirmam que a empresa está neste estado devido  “à gestão danosa e à desresponsabilização do actual Conselho de Administração”. A questão que vem a tona é como isto foi possível. 

Hoje Cabo Verde tem a moda de PCA (presidentes de conselhos executivos), todos apontados pelo governo. Quais são as reais competências e até que ponto estas pessoas estão qualificadas, (sem querer tirar o mérito aos que merecem e fazem um bom trabalho). será que estão por mérito próprio ou por causa da cor política. Quando chega neste ponto há que levantar as questões. 

O governo parece que aponta os PCA para desresponsabilizar do que acontece nas empresas. Mas a comunicação é uma área sensível que precisa de muito, e quando digo isso não me refiro apenas aos órgãos públicos, também para os privados que precisam de mais incentivos para continuar a fazer o seu trabalho, mas se neste momento não tem para o público e imagina só. 

Mas quando pergunto se a crise na RTC preocupa, claro que preocupa. A taxa de desemprego em cabo Verde com curso superior é alarmante, e com cursos de comunicação em quase todas as universidades é a morte do sonho de dezenas e com certeza centenas de futuros profissionais a verem mais uma janela a fechar, já que as reais oportunidades estão escassas . 

Mas do outro culpa a atitude passiva do governo em assuntos que preocupa a nação. “Estão a fazer uma grande confusão em relação a esta matéria, o Governo não lava as mãos porque a empresa assume as responsabilidades, quem deve analisar e discutir com o Governo a resolução do problema é o Conselho de Administração da empresa e é por isso que o primeiro-ministro não discute esta questão na comunicação social com jornalistas que são funcionários da empresa”, e assim disse José Maria Neves. 

E uma claro que uma situação preocupa todos e questiona em que direcção o país anda, e esperamos que não seja para a EUROPA 


0 comentários:

Enviar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution